R. Philipp Bauller, 420 - Testo Salto, Blumenau - SC, CEP 89074-300
  • Central de Atendimento
  • (47) 3327-7192
  • (47) 3306-3945
1 de julho de 2020

Apagões: o que você precisa para se manter seguro?

Apagão

Nós da Manuthek prezamos pela segurança do cliente e sempre estamos lidando com ideias de soluções para problemas e emergências que, porventura, podem acontecer. Neste artigo comentaremos sobre como evitar a vulnerabilidade em qualquer tipo de incidente. E também mostrar algumas das soluções já pensadas para emergências que são raras, mas que acontecem.

Por que não nos prevenimos?

Uma das perguntas que muitas pessoas NÃO se fazem é essa: “por que não nos  prevenimos?” Todos sabemos que incidentes podem acontecer a qualquer momento e estar preparado para eles é o melhor jeito de evitar consequências ruins. Pensar na prevenção de problemas é uma obrigação, quando consideramos os riscos que estamos correndo.

Por exemplo: o uso de EPIs por profissionais que lidam com eletricidade é essencial. Pode ser que eles sejam desnecessários na maior parte das vezes, não porque eles não sirvam para nada, mas sim porque eles foram desnecessários naquele momento, não tendo acontecido nenhum acidente ou sensação de risco. Por isso, temos a falsa sensação de que certas prevenções são desnecessárias, mas elas aparentam ser desnecessárias. Caso um acidente acontecer, elas seriam úteis, já que protegem as vítimas e evitam problemas maiores.

Portanto, o pensamento de que a prevenção de acidentes ou incidentes por uso de ferramentas de proteção é desnecessária é uma falsa sensação e deve ser evitada a qualquer custo.

Os apagões e a necessidade de prevenção

Querendo ou não, apagões podem acontecer a todo momento. Mesmo demorando para acontecer, eles ainda estão ali e são incidentes que precisam ser prevenidos.

Um apagão de uma residência é comum, mas de um bairro inteiro, por exemplo, pode acontecer quando se menos espera. Não é bom manter-se vulnerável a algum incidente, pois, se perguntarmos para qualquer pessoa se ela gostaria de estar protegida ou não durante um acidente, com certeza ela responderia positivamente.

Uma das maneiras de se manter protegido em um apagão, é utilizar luminárias de emergência.

Como funcionam as luminárias de emergência?

A fim de evitar problemas e consequências ruins de emergências, essas luminárias auxiliam na visibilidade durante um apagão. As luminárias de emergência funcionam dessa maneira: quando estão conectadas na tomada e a energia ainda está funcionando, elas se mantém apagadas. Contudo, quando a energia cai, essas lâmpadas recarregadas são acionadas e servem de iluminação para as pessoas presentes no local.

Isso evita qualquer tipo de acidente relacionado à visibilidade. Em prédios, por exemplo, é comum vermos tanto sinalizações de saída quanto luminárias para descer as escadas em segurança no caso de emergência e apagões.

Veja como você pode escolher de forma correta o modelo das luminárias de emergência.

Os incidentes que acontecem, como apagões e as comuns faltas de luz, podem deixar você vulnerável de várias formas. Tanto inseguro pela criminalidade, por exemplo, como também pela visibilidade em prédios. O melhor a se fazer, portanto, é se prevenir contra esses tipos de incidentes utilizando luminárias de emergência.

1 de julho de 2020